Os Principais Indicadores de Desempenho (KPIs) na Logística 

A logística eficiente e a gestão de fretes exigem análise contínua e tomada de decisões bem-informadas, baseada em dados consistentes e confiáveis.

Para garantir um alto padrão operacional, é fundamental acompanhar indicadores de desempenho (KPIs) que permitem monitorar processos, identificar gargalos e otimizar custos.

Monitorar indicadores como custo de transporte, prazo de entrega e taxa de ocupação dos veículos permite reduzir despesas, aumentar a produtividade e melhorar a satisfação dos clientes, conforme detalhado nos tópicos abaixo.

Custo de transporte por pedido 

Esse indicador avalia o custo total do frete em relação ao volume de pedidos enviados. Ele ajuda a entender o impacto financeiro da logística sobre as margens de lucro e permite otimizar negociações com transportadoras. 

Além disso, permite uma avaliação a nível de produto dos gastos, entendendo quais estão tendo maior impacto no valor dos transportes. 

Prazo médio de entrega 

É a métrica que avalia o tempo médio entre a expedição e a entrega do produto ao cliente. Quanto menor o prazo, maior a satisfação do cliente e a eficiência da cadeia de suprimentos. 

Com base nesse dado, é possível destrinchá-lo para entender se o problema está na coleta da mercadoria, durante o transporte ou na entrega (com atrasos no próprio cliente). 

Índice de atraso nas entregas 

Monitora a quantidade de entregas realizadas fora do prazo acordado. Esse KPI é essencial para avaliar o desempenho das transportadoras e melhorar a gestão de riscos logísticos. 

Quando monitorado por longos períodos, permite inclusive notar padrões de atrasos, como por localidade, períodos de maior movimento ou com problemas climáticos. 

Taxa de ocupação dos veículos 

Para casos de fretes que não são fracionados, mas sim de lotação (ou seja, todo um veículo é disponibilizado para atender a empresa), é importante entender se está sendo feito uso total do valor investido. 

Assim, essa métrica verifica a eficiência na ocupação dos espaços disponíveis nos caminhões. Uma baixa taxa indica desperdício de capacidade e aumento de custos operacionais. 

Índice de ocorrências de danos e extravios 

Mede a quantidade de produtos danificados ou perdidos durante o transporte.

Quanto menor esse índice, maior a qualidade do serviço logístico prestado. 

Muitas vezes, sem avaliar dados, é difícil perceber a quantidade e frequência das ocorrências; e se ocorre mais com alguns prestadores de serviço do que outros. 

Custo logístico total 

Representa a soma de todos os custos relacionados à logística: transporte, armazenagem e manuseio de mercadorias.  

Permitindo uma visão ampla de todo o processo, monitorar esse KPI ajuda a identificar oportunidades de redução de custos e melhorias operacionais. 

Como o Gestor de Fretes pode ajudar na análise dos KPIs 

O uso de soluções tecnológicas, como o Gestor de Fretes, facilita o monitoramento em tempo real desses indicadores, tão fundamentais para uma gestão logística eficiente e orientada a resultados. 

Com dashboards inteligentes e relatórios automatizados, é possível acompanhar o desempenho logístico, tomar decisões baseadas em dados e otimizar processos.

O Gestor de Fretes ainda vem acoplado com uma ferramenta especializada em análise e construção de relatórios, adaptável conforme a necessidade de cada cliente. 

Com uma plataforma como o Gestor de Fretes, a gestão desses KPIs se torna mais simples, eficaz e automatizada, impulsionando a competitividade da sua empresa. 

Related Post